O jeitinho brasileiro! Por que o brasileiro só quer saber de preço?

por | nov 13, 2017 | Variedades

Imagem do Cristo Redentor vestindo a camiseta da seleção Brasileira de futebol, em sua cabeça um adereço com penas característico do carnaval, em seu ombro esquerdo tem um papagaio e, em sua mão direita um copo de caipirinha, ao fundo a imagem da lagoa Rodrigo de Freitas e do Pão de Açúcar. A imagem representa o jeitinho brasileiro por meio de elementos típicos da cultura local.

O jeitinho brasileiro é conhecido mundialmente, e até quem não faz jus a esse jeitinho já pode ter usado um dia a expressão para representar a população a qual faz parte ou tê-la utilizado como desculpa há um comportamento constrangedor (feito por um compatriota).

A popularização do tal jeitinho brasileiro nasceu com o personagem Zé Carioca. Criado pelos estúdios Disney para se tornar mais amigável com o país e mostrar a sua simpatia com os brasileiros. 

Um tanto controverso, o papagaio que já tem 75 anos, é malandro e vive sem muitos escrúpulos, é egoísta, desonesto, um pouco machista e mulherengo.

Essa representação do brasileiro virou estereótipo e também incutiu em muitas pessoas.

Mundialmente conhecido por barganhar em todas as situações e por achar que pagar barato é levar vantagem, o jeitinho brasileiro “a lá Zé Carioca” é uma das razões da formação do pensamento e da atitude do brasileiro perante ao consumo.

Achar sempre tudo muito caro e querer descontos é uma atitude quase que instintiva. Não se leva em consideração o preço da mercadoria ou do serviço. 

Só se quer saber em pagar mais barato e contar a vantagem aos amigos. Este comportamento coletivo cria uma falsa visão sobre o valor real do produto ou do serviço. 

A base das relações, tanto afetivas como comerciais, é a sinceridade. Mas muitas vezes vemos as propagandas falarem benefícios e vantagens que não são entregues ao cliente, o que gera o desapontamento e a sensação de que se fora enganado.

Aí a lógica do pensamento é: já que eu vou ser enganado e não vou receber o que foi vendido, vou logo pedir um desconto para não me arrepender no final.

Ou seja, não importa a qualidade, e sim o preço final.

Mas, esta realidade não é válida para todos os casos. Quando a relação comercial estiver alicerçada em boas maneiras, à venda oferece a solução real e o consumidor paga o valor justo.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou um levantamento buscando entender qual é a percepção da população sobre a confiança.

Acompanhe o infográfico abaixo:

Infográfico jeitinho brasileiro pesquisa CNI.Fonte: Confederação Nacional da Indústria (CNI) – 09/2012.

A pesquisa da CNI mostra a percepção dos entrevistados em relação a forma de agir do brasileiro e como reflete no jeito com que tratamos as pessoas, mesmo as mais próximas do nosso círculo afetivo: 82% acham que a maioria age querendo tirar vantagem, enquanto só 16% dos entrevistados acham que as pessoas agem de maneira correta.  

Quando o assunto é confiança, o número também é alto: 62% dos brasileiros não têm nenhuma confiança.

O levantamento aponta que o Nordeste é a região onde as pessoas mais acreditam estar sendo passadas para trás, 89% os entrevistados acham que os outros querem tirar vantagem e só 9% acreditam que as pessoas agem de maneira correta. Na sequência vem a região Sul, com 85% de grau de desconfiança, seguido pelo Sudeste (81%) e Norte/Centro-Oeste (71%).

Mudar este comportamento é difícil, mas não é impossível. 

Da mesma forma que ele nasceu e foi impregnado na sociedade, pode ser dissolvido e desaparecer. 

A disciplina e a boa educação são os motores que podem fazer este mecanismo mudar a sua rotação, e entrar em um ciclo de compras e vendas amigável e honesto.

Esta mudança comportamental e da nossa autoimagem como consumidores e brasileiros pode começar agora, ela só depende de você!

Sem jeitinho brasileiro e, pagando menos por folha impressa

DILEMA

Das duas umas: o potencial consumidor que vai até o seu outsourcing de impressão está buscando reduzir custos de impressão OU você vai até o potencial consumidor a ser prospectado e vende a redução dos custos com impressão.

Podemos concluir que o empresário está buscando pelo menor preço e que você está oferecendo um serviço com menor custo.

Este ou aquele – Porque o cliente escolhe o concorrente e não você?

O interesse está no dinheiro, no valor monetário a ser investido e o retorno que ele dará e a que prazo.

SOLUÇÃO

A melhor solução é a compreensão e o entendimento. É necessário conhecer as dores de seu futuro cliente para depois sim oferecer o serviço adequado e justo. 

Identifique onde estão os gastos mais pesados, se há algum custo invisível, realize uma avaliação rigorosa, forneça informações originais e soluções adequadas.

O real custo da impressão: Custos Visíveis e Custos Invisíveis

Infográfico custos visíveis e invisíveis em outsourcing de impressão.

Dados tirados de pesquisa realizada pela IDC.

Veja mais aqui: Vantagens em contratar um serviço de outsourcing de impressão

Explique de forma clara como funciona a precificação e o seu serviço de outsourcing de impressão. 

Faça com que o potencial consumidor perceba o real valor da solução oferecida. Mostre o valor (e o preço) do seu produto na prática.

Soluções inteligentes precisam ser valorizadas, e tornam-se indispensáveis.

DIFERENCIAL

Ofereça um serviço de outsourcing de impressão diferente do usual. Inove! Crie uma experiência de consumo incrível para o seu cliente e para os colaboradores da empresa que irão utilizar o seu serviço.

Transforme a solução em algo simples e diferente, que seja extraordinário, para que surpreenda e engaje o cliente.

E o jeitinho brasileiro …

… ainda existe? Neste caso não. Ele já se dissolveu! E você foi o grande responsável por isso. Realizando uma venda consciente e encantadora, solucionando problemas de forma criativa e aplicando preços justos.

Agora, se você quer saber exatamente o quanto você gasta e o quanto pode ter de retorno por impressora é só baixar a Planilha de Custo Total de Propriedade.

Esta planilha vai auxiliar você a detalhar todos os custos envolvidos na vida útil da impressora e analisar os prós e contras antes de realizar a compra de novos equipamentos para o seu parque de impressão.

Para fazer o cálculo do CTP é preciso considerar os seguintes custos: impressora, unidade do papel, da manutenção e dos suprimentos. 

Além desses custos você precisa considerar algumas informações do uso da impressora, como o: volume das impressões por mês, volume das páginas por troca dos suprimentos, volume das páginas por manutenção preventiva e, a vida útil em páginas. 

Imagem convite para acessar a Planilha de Custo Total de Propriedade.

Quando eu devo fazer o cálculo do CTP e por quê? Clique no Link e saiba mais!

Autor

Coordenadora de Comunicação e Marketing na PrintWayy